Equipamento

Observatório ou telescópio?

Uma das grandes prioridades desta Associação desenvolve-se actualmente na aquisição e instalação de um pequeno observatório para astronomia de amadores. Estamos no momento actual voltados para as zonas próximas do Pico do Areeiro que, como as demais, têm vantagens e inconvenientes já amplamente estudadas, mas é um local que colhe opinião favorável da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores a nível nacional e regional, sendo nossa opinião que o mesmo terá todas as vantagens em ser integrado no Parque Ecológico num dos locais considerados mais idóneos.

obs2.jpg apoio.jpg obs3.jpg obs.jpg mapa.jpg

 

 

Temos ali os seguintes requisitos positivos: uma altitude de cerca de 1.590 m, a proximidade do Funchal e zona servida de todos os acessos, a possibilidade de o observatório abranger um campo de observação aberto numa área de céu de 360º sem quaisquer obstáculos montanhosos, humidade média anual inferior a outros locais de altitude e ventos moderados na maior parte do ano.

vista4.jpg vista3.jpg vista5.jpg vista.jpg vista2.jpg

Equipamento:

A Associação dispôe de alguns equipamentos disponíveis para as actividades e para os seus associados. Todo ele foi adquirido a expensas da AAAM com a colaboração dos elementos mais activos integrantes das diversas direcções eleitas desde 2001, sem apoio directo de quaisquer entidades oficiais públicas ou privadas, à excepção da Ciência Viva, em Lisboa, com quem mantemos uma linha permanente de colaboração nas astronomias de verão.

Dos mais relevantes, contam-se os telescópios de grandes dimensões: Dobson 250mm(1), Skywatcher200mm(2), Celestron 200mm(2), webcams (2), uma CCD SBIG 6 para astrofotografia e máquinas fotográficas (CanonEos400D) para registar as diversas actividades associativas. Dispomos ainda de um telescópio solar (Coronado40mm) equipado com filtro solar em banda H-alfa, específico para captar manchas e protuberências solares.

A tudo isto foram acrescentados alguns acessórios imprescindíveis à astrofotografia, graças à colaboração do colega Duarte Silva que os cedeu a um custo acessível, caso de um sistema de guia para manter o telescópio estável na captação de imagens e um regulador de focagem altamente valioso (ver três ultimas imagens).

konus.jpg skywatcher.jpg dobson.jpg toucam_pro.jpg allroundview-001.jpgpstpre2b.jpgIMG_5703IMG_5705