ASTRONOMIA DIA 18, CAIS DO FUNCHAL – ADIADA

Para os devidos efeitos comuncamos a todos os interessados que a actividade de astronomia prevista para hoje, dia 18, pelas 21h30, no Cais do Funchal, NÃO SE REALIZARÁ, em solidariedade com as determinações das entidades oficiais regionais, na sequência da tragédia ocorrida no Monte.

A Ciência Viva, entidade promotora da Ciência Viva do Verão, concedeu a sua anuência e regista a respectiva solidariedade a esta Região.

As actividades prosseguem no dia 19, pelas 21h30, na Promenade do Caniço.

A Direcção da AAAM

Astronomia Verão/2017

Chegou o programa da Ciência Viva no Verão pelo que informamos aos interessados participantes de que foram agendadas as seguintes actividades:
– Dia 13/03/17 – 21h30/01h00 – Rotunda do Lido – Observação dos astros com acessos livre para todo o público em geral, sem requisitos de idade. Observação de Júpiter, Saturno, alguns enxames estelares e objectos celestes visíveis.
Obs. A observação fica sempre condicionada às condições atmosféricas no momento.

– Dia 25/03/17 – 20h00/23h00 – Cais do Funchal – Hora do Planeta c/observação dos astros

 

OBS. – As actividades de observação ficam sempre condicionadas às condições atmosféricas no momento.

ACONSELHA-SE A TODOS OS PARTICIPANTES O USO DE ROUPAS QUENTES E PROTEGIDAS PARA O FRIO QUE EVENTUALMENTE SE FAZ SENTIR NAS ZONAS ALTAS DA MADEIRA

– Da 25/03/17 – 20h30 – Cas do Funchal – Hora do Planeta

PARTICIPEM!

SAUDAÇÕES ASTRONÓMICAS

A Direcção da AAAM,

Informam-se todos os(a)s o(a)s associado(a)s de que foi designada a primeira actividade na abertura do ano 2017, a qual terá lugar na Casa do Areeiro e se encontra estruturada da seguinte forma:- Data: 21/01/2017
– Hora: 19h30
– Chegada: 18h30/19h00
– Das 19h30/20h00 – Apresentação de uma retospectiva da AAAM no ano 2016 – por Fernando Góis
– Das 20h00/20h30 – Apresentação “Os ciclos de Milankovitch” – por Dr. Manuel Ramos
– Das 20h30/21h30 – Ligeira refeição de convívio entre os associados presentes, a qual ficará assegurada desde que cada participante efectue uma inscrição prévia onde nos indique o número de pessoas que o acompaNha;
– Das 21h30/22h15 – Trabalhos de formação aos astrónomos de inscrição mais recente

– Das 22h15/01h00 – Trabalhos livres sobre astronomia (observação, captação de imagens, testes com equipamentos, aboerdagem de temas diversos, etc.).

OBS. – SE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS FOREM FAVORÁVEIS OS TRABALHOS PODERÃO CONTINUAR DESDE QUE EXISTAM ELEMENTOS DISPONÍVEIS PARA TAL. NÃO EXISTE HORA DESIGNADA PARA A SAÍDA DO LOCAL QUE É SEMPRE DA INICIATIVA DE CADA PARTICIPANTE.

ACONSELHA-SE A TODOS OS PARTICIPANTES O USO DE ROUPAS QUENTES E PROTEGIDAS PARA O FRIO QUE EVENTUALMENTE SE FAZ SENTIR NAS ZONAS ALTAS DA MADEIRA.

PARTICIPEM!

SAUDAÇÕES ASTRONÓMICAS

A Direcção da AAAM,
Fernando Góis
Contacto: 912299244
www.astronomiamadeira.net

Caros participantes
Na sequência do protocolo de colaboração existente com esta associação, informamos que na próxima semana, entre 28 de Novembro e 03 de Dezembro, haverá lugar à Semana da Astronomia da UMa, promovida pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira.
No  seguinte link pode encontrar o programa da XVI Semana da Astronomia:

http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Semana_astro/Semana16/programa.htm

As actividades disponíves na UMa são de acesso livre e sem requisitos prévios.

PARTICIPE!

A Direcção da AAAM

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sequência do seu programa de actividades, este grupo associativo, desenvolve, com carácter mensal, diversas acções na Casa do Areeiro, as quais são direccionadas umas para os astrónomos e outras para todo o público em geral, regularamente com acesso livre. Os requisitos de participação são sempre encunciadas nesta página. As actividades estão calendarizadas e foi retomada a sessão designada por Quarto Crescente para o público. Próxima sessão:

Dia 21/01/17 – 20h00 – Casa do Areeiro – Observação dos astros (1ª Parte – até às 22h30 – para todo o público): Vénus e Marte. Depois a M7, NGC 869, M13, M27, M57, M51 e, por fim, a M31, Nebulosa de Orion e dupla de Albireo. Para concluir a sessão: 10 minutos de exposição dobre a localização da Estrela Polar, contagem do tempo e movimento de precessão.

Nota importante: Para quem não conhece o local segue a estrada Poiso/Pico Areeiro e depois de passar o portão norte do Parque Ecológico, um pouco mais à frente encontra à esquerda uma placa que diz “Casa Areeiro” e outra com “Astronomia”. Segue essa via de terra batida e 500 mts depois encontra o local da sessão. A realização destas acções está dependente das condições atmosféricas do momento e para as sessões a realizar na Casa do Areeiro sugere-se o uso de roupas quentes dado que, nas zonas altas da Maeira, as temperaturas e as condições atmosféricas alteram-se com facilidade.

A Direcção da AAAM,

 

Palestra “Viagem pelo sistema Solar” – Curral das Freiras

A AAAM esteve presente numa aula diferente para alunos dos 7ºs, 8ºs, 9ºs e cursos profissionalizantes da escola Básica e Secundária do Curral das Freitas.

Subordinado ao tema “Viagem pelo sistema Solar”, os alunos tiveram contacto directo com questões do dia-a-dia (dia e a noite, formação do sistema Solar, translação e estações do ano) retratadas de forma mais leve e com exemplos práticos.

Ao professor João Ferreira, o nosso muito obrigado pelo convite.

Interessa-lhe promover ou participar em actividades de astronomia?

Para além de visitas às escolas da Região onde desenvolve actividades direccionadas para crianças e jovens estudantes, a AAAM implementou um programa regular mensal de tarefas  que realiza na casa do Areeiro, nelas se integrando a formação dos seus associados, cursos de introdução a Astronomia para todos os interessados, captação de imagens, observações dos astros e pesquisa planetária.
Os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, ou quaisquer outras institiuições, caso pretendam nelas participar ou promover alguma actividade em grupo, terá de remeter a esta associção um e-mail para o segunte endereço oficial: aaam@astronomiamadeira.net a solicitar o interesse am alguma delas, devendo para tanto identificar a entidade e pessoas responsável, sugerir data, hora e número de pessoas abrangidas. De seguida, receberá a informação adequada sobre a disponibilidade, forma e requisitos para a sua implementação.

A Direcção da AAAM,

Fernando Góis

Contacto: 912299244 ou Sandro Correia (966282319)

 

 

 

Casa Areeiro – Local de acção e apoio aos astrónomos da madeira

Tendo em atenção que na Região Autónoma da Madeira não existe qualquer observatório astronómico, uma estrutura cuja necessidade é premente, de interesse regional mas também nacional e internacional, levou os elementos amadores da astronomia a procurar um local adequado para dinamizar as suas actividades mais importantes, se bem que alguns detenham equipamentos em suas próprias casas onde as realizam.

A qualidade dos céus da Madeira é tão evidente e já começa a ser reconhecida a nível internacional que causa espanto a inexistência de um telescópio de grande dimensão na Região. Para atenuar essa omissão os amadores tomaram iniciativas próprias tendentes a alcançar os seus objectivos mínimos que seria adquirir uma cúpula e respectivo telescópio para astrofotografia. Na verdade a isso temos ainda que acrescentar que as zonas mais baixas, por sofrerem de elevado índice de poluição luminosa, aliadas à intensa nebulosidade durante o ano, muitas vezes os astrónomos não dispõem dos requisitos idóneos para realizar observações dos astros e captação de imagens com qualidade.

Contactou-se as entidades oficiais regionais para as sensibilizar quanto a este projecto. Enquanto os objectivos não se cumprem na íntegra, procurou-se e conseguiu-se, através de um protocolo de trabalho, que a Câmara Municipal du Funchal autorizasse a utilização da Casa do Areeiro, localizada no Chão do Areeiro, um local que reúne os requisitos mínimos para os propósitos dos astrónomos amadores.  O caminho tem sido difícil mas lentamente temos vindo a ganhar não só adeptos para a nossa causa – um deles é a Câmara Municipal do Funchaçl – como também a avançar no nosso projecto, adquirindo valências importantes mas que ainda consideramos muito insuficientes.

Mas somos optimistas porque realizar actividades próprias para os astrónomos, receber visitantes e público, realizar a astronomia de verão e captar imagens com condições adequadas, esta conquista acaba de ser conseguida, graças à autarquia do Funchal.

Caniço, 29 de Junho de 2017

A Direcção da AAAM

 

 

Diversos

Os astrónomos programam e realizam as suas acções ora acompanhando os fenómenos calendarizados, ora realizando actividades mensais que coincidem com a Lua em crescente, pelo que, para já, temos previstas as seguintes:
– Dia 23/01/16 – 20h00 – Casa do Areeiro
Programa da actividade:
– 20h00 – Reunião dos associados presentes para acompanhar projecto da construção de um telescópio Dobson Orion de 70 cm/Reavaliação do espaço externo da casa do Areeiro para instalar possível tecto de correr;
-21h30 – Calcular magnitudes estelares, observação dos astros e captação de imagens da Lua  e Júpiter;

A Direcção da AAAM

FELIZ NATAL

GeminidfireballoverXmastreeTonyRowell_bigA todos os nossos associados, familiares e amigos da astronomia endereçamos votos de FELIZ NATAL e PRÒSPERO ANO 2016.

Imagem – Crédito: NASA

 

Actividades agendadas

Os astrónomos continuam as suas acções, ora acompanhando os fenómenos calendarizados, ora realizando actividades mensais que coincidem com a Lua em crescente, pelo que, para já, temos previstas as seguintes:
– Dia 16/12/2015 – 19h30 – Escola 2 3 do Caniço – Observação dos astros
– Dia 19/12/2015 – 20h00 – Casa Areeiro – Trabalhos de astrofotografia (Lua, Júpiter e céu profundo)

Actividades realizadas – 14/11/15

Cumprindo o seu programa regular de actividades, no transacto dia 14, entras as 21 e as 02h00 do dia 15, foram desenvolvidas uma série de actividades onde os astrónomos Manuel António Azevedo, Fernando Góis, José Nunes e Hector Teixeira se dedicaram à iniciação de captação de imagens da Via Láctea e de algumas constelações. Mais tarde, por volta das 23h00, sob a supervisão do colega astrofotógrafo Duarte Silva, foram captadas imagens da Nebulosa de Orion (M42), tendo saído frustradas as da Nebulosa do Caranguejo (M1).

Ficam algumas das imagens de Dina Góis:

IMG_0745IMG_5564IMG_5565IMG_5584

 

 

Astronomia de verão em Imagens

As actividades desenvolvidas na Astronomia de Verão/2015, no período entre 15 de Julho e 15 de Setembro, encontram-se patentes através de imagens captadas pelas colaboradoras Dina Góis e Madalena Azevedo, na Madeira, e por Rui Lemos no Porto Santo, recordando-se que terão de ser vistas por ordem inversa da sua realização. As primeiras são da Universidade da Madeira e as últimas pertencem à actividade do Porto Moniz, dia 15/07/15.

Imagens da Universidade  da Madeira (auditório e Terraço) – 15ª sessão – 12/09/15

IMG_5281IMG_5308IMG_5331IMG_5341

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da casa do Areeiro – 14.ª sessão – dia 05/09/15

IMG_0468IMG_0484IMG_0495IMG_0492

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Rotunda do Lido – 14.ª sessão – dia 29/08/15

IMG_4783IMG_4799IMG_0337IMG_0375

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Promenade do Caniço – 12.ª sessão – dia 22/08/15

IMG_4744

IMG_4751

IMG_4757

IMG_4764

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens do Cais Funchal – 11.ª sessão – dia 21/08/15

IMG_0234

IMG_4682

IMG_4695

IMG_4702

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Casa do Areeiro – 9.ª sessão – dia 15/08/15

IMG_0190IMG_0215IMG_0217IMG_4592

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Casa do Areeiro (Perseidas) – 8.ª sessão – dia 12708/15

IMG_0156IMG_0168IMG_0164IMG_0166IMG_0175IMG_0182IMG_4535IMG_0161IMG_0183IMG_0187

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Casa Areeiro (observação astros) – 7.ª sessão – dia 08/08/15

IMG_4465IMG_4483IMG_4484IMG_4485

 

 

 

 

Imagens do Porto Moniz (observação da noite) – 6.ª sessão – dia 01/08/15

IMG_4427IMG_4428IMG_4432IMG_4435

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens do Porto Moniz (observar o sol) – 5.ª sessão – dia 01/08/15

IMG_0121IMG_0123IMG_0126IMG_0128

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Rotunda do Lido – 3.ª sessão – dia 25/07/15

IMG_4383IMG_4395IMG_4404IMG_4415

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Casa do Areeiro – 2.ª sessão – dia 18/07/15

IMG_4347IMG_4332IMG_4341IMG_4335

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo imagens do Porto Moniz (1.ª sessão) – dia 15/07/15

IMG_4301IMG_4304IMG_4307IMG_4308

Asteroid Day – 30 de Junho

Com uma aderência surpreendente por parte do público, realizou-se, ontem, na Universidade da Madeira, o evento designado por Dia do Asteróide (Asteroid Day). A palestra alusiva ao mesmo teve lugar no auditório 1 da UMa e foi conduzida pelo Eng.º Ilídio de Andrade, astrónomo do grupo do GAUMa, cujo conteúdo correspondeu na íntegra ao que era proposto pelos responsáveis pelo evento internacional e demonstrou não só a pequenez do nosso planeta mas ainda uma posição de imensa fragilidade perante os astros (asteróides) vizinhos cujos movimentos o colocam por vezes em situação de risco. Apoiado em imagens credíveis da NASA desenvolveu o tema tendo em vista sensibilizar-nos a todos para os objectivos da comunidade científica internacional.

No final, foram apresentadas algumas intervenções por parte de um astrónomos e algumas pessoas do público, questões que levaram a uma viva interacção entre o orador e os participantes tendo como tema de fundo os asteróides e o risco que estes constituem perante o nosso planeta em face dos antecedentes conhecidos.

Embora com significativo número de interessados, a observação dos astros prevista paras as 21h30 não foi realizada em face do céu se apresentar muito nublado e sem abertas significativas para a sua realização, facto que se lamenta por tal impossibilidade derivada das condições meteorológicas.

Depois de uma passagem dos astrónomos pelas escolas Gonçalves Zarco e Santa Cruz, integrando este tema, deixamos aqui algumas imagens da Dina Góis, sendo a última constituído pelo grupo de astrónomos da Região.

A Direcção da AAAM,

Fernando Góis

IMG_4087IMG_4088IMG_4094IMG_4095