Astronomia Verão/2017

Chegou o programa da Ciência Viva no Verão pelo que informamos aos interessados participantes de que foram agendadas as seguintes actividades:
– Dia 13/03/17 – 21h30/01h00 – Rotunda do Lido – Observação dos astros com acessos livre para todo o público em geral, sem requisitos de idade. Observação de Júpiter, Saturno, alguns enxames estelares e objectos celestes visíveis.
Obs. A observação fica sempre condicionada às condições atmosféricas no momento.

– Dia 25/03/17 – 20h00/23h00 – Cais do Funchal – Hora do Planeta c/observação dos astros

 

OBS. – As actividades de observação ficam sempre condicionadas às condições atmosféricas no momento.

ACONSELHA-SE A TODOS OS PARTICIPANTES O USO DE ROUPAS QUENTES E PROTEGIDAS PARA O FRIO QUE EVENTUALMENTE SE FAZ SENTIR NAS ZONAS ALTAS DA MADEIRA

– Da 25/03/17 – 20h30 – Cas do Funchal – Hora do Planeta

PARTICIPEM!

SAUDAÇÕES ASTRONÓMICAS

A Direcção da AAAM,

Informam-se todos os(a)s o(a)s associado(a)s de que foi designada a primeira actividade na abertura do ano 2017, a qual terá lugar na Casa do Areeiro e se encontra estruturada da seguinte forma:- Data: 21/01/2017
– Hora: 19h30
– Chegada: 18h30/19h00
– Das 19h30/20h00 – Apresentação de uma retospectiva da AAAM no ano 2016 – por Fernando Góis
– Das 20h00/20h30 – Apresentação “Os ciclos de Milankovitch” – por Dr. Manuel Ramos
– Das 20h30/21h30 – Ligeira refeição de convívio entre os associados presentes, a qual ficará assegurada desde que cada participante efectue uma inscrição prévia onde nos indique o número de pessoas que o acompaNha;
– Das 21h30/22h15 – Trabalhos de formação aos astrónomos de inscrição mais recente

– Das 22h15/01h00 – Trabalhos livres sobre astronomia (observação, captação de imagens, testes com equipamentos, aboerdagem de temas diversos, etc.).

OBS. – SE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS FOREM FAVORÁVEIS OS TRABALHOS PODERÃO CONTINUAR DESDE QUE EXISTAM ELEMENTOS DISPONÍVEIS PARA TAL. NÃO EXISTE HORA DESIGNADA PARA A SAÍDA DO LOCAL QUE É SEMPRE DA INICIATIVA DE CADA PARTICIPANTE.

ACONSELHA-SE A TODOS OS PARTICIPANTES O USO DE ROUPAS QUENTES E PROTEGIDAS PARA O FRIO QUE EVENTUALMENTE SE FAZ SENTIR NAS ZONAS ALTAS DA MADEIRA.

PARTICIPEM!

SAUDAÇÕES ASTRONÓMICAS

A Direcção da AAAM,
Fernando Góis
Contacto: 912299244
www.astronomiamadeira.net

Caros participantes
Na sequência do protocolo de colaboração existente com esta associação, informamos que na próxima semana, entre 28 de Novembro e 03 de Dezembro, haverá lugar à Semana da Astronomia da UMa, promovida pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira.
No  seguinte link pode encontrar o programa da XVI Semana da Astronomia:

http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Semana_astro/Semana16/programa.htm

As actividades disponíves na UMa são de acesso livre e sem requisitos prévios.

PARTICIPE!

A Direcção da AAAM

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sequência do seu programa de actividades, este grupo associativo, desenvolve, com carácter mensal, diversas acções na Casa do Areeiro, as quais são direccionadas umas para os astrónomos e outras para todo o público em geral, regularamente com acesso livre. Os requisitos de participação são sempre encunciadas nesta página. As actividades estão calendarizadas e foi retomada a sessão designada por Quarto Crescente para o público. Próxima sessão:

Dia 21/01/17 – 20h00 – Casa do Areeiro – Observação dos astros (1ª Parte – até às 22h30 – para todo o público): Vénus e Marte. Depois a M7, NGC 869, M13, M27, M57, M51 e, por fim, a M31, Nebulosa de Orion e dupla de Albireo. Para concluir a sessão: 10 minutos de exposição dobre a localização da Estrela Polar, contagem do tempo e movimento de precessão.

Nota importante: Para quem não conhece o local segue a estrada Poiso/Pico Areeiro e depois de passar o portão norte do Parque Ecológico, um pouco mais à frente encontra à esquerda uma placa que diz “Casa Areeiro” e outra com “Astronomia”. Segue essa via de terra batida e 500 mts depois encontra o local da sessão. A realização destas acções está dependente das condições atmosféricas do momento e para as sessões a realizar na Casa do Areeiro sugere-se o uso de roupas quentes dado que, nas zonas altas da Maeira, as temperaturas e as condições atmosféricas alteram-se com facilidade.

A Direcção da AAAM,