Asteroid Day – 30 de Junho

Com uma aderência surpreendente por parte do público, realizou-se, ontem, na Universidade da Madeira, o evento designado por Dia do Asteróide (Asteroid Day). A palestra alusiva ao mesmo teve lugar no auditório 1 da UMa e foi conduzida pelo Eng.º Ilídio de Andrade, astrónomo do grupo do GAUMa, cujo conteúdo correspondeu na íntegra ao que era proposto pelos responsáveis pelo evento internacional e demonstrou não só a pequenez do nosso planeta mas ainda uma posição de imensa fragilidade perante os astros (asteróides) vizinhos cujos movimentos o colocam por vezes em situação de risco. Apoiado em imagens credíveis da NASA desenvolveu o tema tendo em vista sensibilizar-nos a todos para os objectivos da comunidade científica internacional.

No final, foram apresentadas algumas intervenções por parte de um astrónomos e algumas pessoas do público, questões que levaram a uma viva interacção entre o orador e os participantes tendo como tema de fundo os asteróides e o risco que estes constituem perante o nosso planeta em face dos antecedentes conhecidos.

Embora com significativo número de interessados, a observação dos astros prevista paras as 21h30 não foi realizada em face do céu se apresentar muito nublado e sem abertas significativas para a sua realização, facto que se lamenta por tal impossibilidade derivada das condições meteorológicas.

Depois de uma passagem dos astrónomos pelas escolas Gonçalves Zarco e Santa Cruz, integrando este tema, deixamos aqui algumas imagens da Dina Góis, sendo a última constituído pelo grupo de astrónomos da Região.

A Direcção da AAAM,

Fernando Góis

IMG_4087IMG_4088IMG_4094IMG_4095