Astronomia no Porto Santo

No âmbito da Astronomia no Verão 2012, foram realizadas duas sessões de observação no Cais da Cidade do Porto Santo.

A primeira, na noite de 17 de Agosto, pautou-se pelo céu limpo e sem restrições se ignorarmos a forte poluição luminosa típica daquela cidade. Foram observados os planetas Saturno e Marte e os enxames M7, M6 e M8, incluindo a famosa nebulosa da Lagoa. Durante a sessão, foram dados detalhes sobre a formação dos planetas observados, respectiva posição na esfera celeste e introdução à formação de estrelas.

A sessão terminou abruptamente pelas 23h30 devido a avaria na estação de potência portátil que alimenta o sistema de orientação do telescópio.

No dia seguinte, o céu apresentava-se com boas abertas, pelo que foi possível observar os planetas Saturno e Marte, seguindo-se para alguns objectos notáveis como M6, M7, M8 e M11, ao mesmo tempo que eram dadas informações e alguns pontos curiosos sobre Astronomia ao numeroso público presente – muito em causa devido à interrupção no dia anterior.

A sessão terminou pelas 00h devido à forte nebulosidade que se fez sentir, impedindo observações. Demos por encerrada a actividade pelas 01h após explicação técnica sobre o funcionamento do telescópio e demonstração com observações de objectos terrestres.

[nggallery id=59]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>