Observação “30 nights of Star Peace”

Integrado no Mês Internacional da Astronomia, teve lugar ontem, entre as 19h/24h00, no Terraço da UMa, uma noite de observação aos astros, sessão promovida em parceria pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira e a AAAM-Associação de Astrónomos Amadores da Madeira. 

Apesar da poluição luminosa da periferia, foram momentos que os participantes viveram ao ritmo da velocidade da luz. Iniciando-se com a observação das manchas solares, passámos pela rara contemplação da luz zodiacal, ao pôr-do-sol, seguindo-se os planetas, Vénus, Jupiter e Marte, este encaixado no zénite parecendo querer fugir aos terrestres. A constelação de Leão foi a rainha da noite e várias vezes foi desenhada no céu pelos nossos olhos, além dos presentes olhando para a estrela Polar terem aprendido como controlar as horas do dia sem relógio. Orion e a sua nebulosa foi também observada, bem como as cores de várias estrelas distribuídas na esfera celeste, finalizando com uma espreitadela ao planeta dos anéis (Saturno).

As dezenas de pessoas ali presentes renderam-se à beleza ímpar do espaço e do Universo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>