Resumo Sessão de Observação 15 de Julho – Lido

Excelente temperatura e sem vento. Algumas nuvens a impedir a observação total da esfera celeste. Pouca humidade, mas muita poluição luminosa nas zonas limítrofes. Em termos de participação, iniciámos com a presença de alguns casais de turistas estrangeiros a pretenderem observar a Lua. À medida que o tempo foi decorrendo os interessados foram-se aproximando dos telescópios e depressa se gerou alguma movimentação de pessoas, com destaque para um grupo de adultos acompanhados de crianças em número significativo.

A observação incicidiu essencialmente sobre a Lua, apesar de cheia, mas igualmente durante muito tempo sobre Saturno, em excelente posição para contemplar a ainda pequena abertura dos seus anéis. Além do Triângulo de Verão e de Escorpião, tornou-se difícil distinguir as outras constelações, não só pela intensa luminosidade do nosso satélite mas também pela excessiva poluição luminosa, questão que se focou de forma breve na sessão.

Contabilizámos 48 prospectos da Ciência Viva entregues ao público.
Monitores: Fernando Góis e Rui Aguilar.
Colaborador da sessão: Prof. Dr. Laurindo Sobrinho, Grupo de Astronomia da UMa.
Imagens: Etelvina Góis

[nggallery id=50]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>